Depois do Pan, Rio se candidata para Olimpíadas
30/07 - 13:21, atualizada às 14:51 30/07 - Redação e Gazeta Esportiva
RIO DE JANEIRO - O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do Rio (CO-Rio) e do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman anunciou durante entrevista nesta segunda-feira que o Rio de Janeiro vai se candidatar para sediar as Olimpíadas de 2016.
Esta é a terceira tentativa da Cidade Maravilhosa se candidatar aos Jogos. A primeira foi em 2004 e a segunda em 2012, mas os escolhidos foram Atenas, na Grécia, e Londres, Inglaterra. Para Nuzman, os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, encerrado no domingo, foram um sucesso absoluto no qual as falhas foram insignificantes. "Nós não temos arrependimento de nada, repetiríamos a organização da mesma maneira", afirmou nesta segunda-feira ao apresentar o balanço final da organização.
Durante a cerimônia de encerramento, domingo à noite, o presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), Mário Vázquez Raña, voltou a elogiar o evento, classificando o Pan carioca como "o melhor da história". "A avaliação mais importante que há é do dono dos Jogos. No caso do Pan, a Odepa é a dona e nós, meros executores. Esta avaliação é fundamental também pela repercussão internacional", destacou Nuzman, deixando claro o peso olímpico da aprovação.
Em sua opinião, a cidade mostrou seu potencial e deu um passo a mais na luta pela eleição como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Em sua última entrevista o presidente do COI e Rana acham que o Rio deve ser candidato e que esta será uma candidatura forte para inaugurar as Olimpíadas na América do Sul. Isso adiantou em muito as necessidades da candidatura olímpica", garante, transformando o projeto em anseio popular. "Esta é uma candidatura da população, o povo quer hoje os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro".
Apesar da postura, Nuzman evitou dar detalhes sobre a candidatura carioca ao evento, alegando que vários estudos ainda precisam ser feitos e que o segredo é a alma do negócio. "Sobre a campanha de candidatura, vocês vão ter de ter paciência porque não podemos contar tudo. Vamos trabalhar em uma fronteira do que é possível e do que se deseja criar e até em relação a surpresa para as outras cidades".
Afinetada pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, ao falar da organização do Pan, a 'fogueira das vaidades' entre os três níveis de governo foi minimizada pelo dirigente. "O Comitê Organizador é muito grato aos três Governos".
Além do Rio de Janeiro, também demonstraram interesse em sediar as Olimpíadas de 2016 Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha), Praga (República Tcheca), Doha (Qatar), Roma (Itália), e Tóquio (Japão). Baku (Azerbaijão) também pode entrar na disputa. Enquanto a capital espanhola foi derrotada na votação para 2012, o Rio foi eliminado na primeira fase por não alcançar a pontuação mínima no somatório de critérios como segurança, meio ambiente, instalações, transporte, dentre outros.
O prazo final para confirmar a candidatura no Comitê Olímpico Internacional (COI) é 13 de setembro. Em 2008, o COI escolhe cinco finalistas e a eleição para escolha do vencedor será feita em outubro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário