Governador do Rio abre Jogos Parapan-americanos
Portal Terra
RIO - Com apresentações musicais, elementos tecnológicos e discursos, o Parapan-americano do Rio de Janeiro foi aberto oficialmente neste domingo, durante cerimônia na Arena Multiuso, pelo governador do Estado, Sérgio Cabral. Pela primeira vez na história, a competição será realizada na mesma cidade, na seqüência e nas mesmas instalações dos Jogos Pan-Americanos.
O evento não contou com um grande público. O comitê organizador não soube informar o número de presentes ao evento - aberto apenas para convidados, porém, mais da metade das cadeiras ficou vazia.
A festa, marcada pela exibição de elementos tecnológicos, música e dança, contou com a presença de grupos artísticos e das cantoras Adriana Calcanhoto e Daniela Mercury, que também participaram das festividades do Pan.
Esperança de medalha para o Brasil no Parapan, Clodoaldo Silva carregou a bandeira do Brasil durante o desfile das 26 delegações que participarão da competição. O nadador é o atual recordista mundial dos 50m, 100m e 200m livre, 50m borboleta, 150m medley e do revezamento 4x50m medley.
Quem também participou da cerimônia foi o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que agradeceu o apoio recebido para a realização do Parapan. Depois dele, foi a vez de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), falar ao público.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi ao púlpito em seguida e declarou oficialmente aberto os Jogos Parapan-americanos, para delírio do público presente, que ainda conferiu o desfile da bandeira da competição.
No final da cerimônia, atletas da delegação brasileira carregaram a Tocha do Parapan-americano pela Arena Multiuso, até o momento em que a pira dos Jogos foi acesa.
Delegação brasileira
O Brasil possui a maior delegação do Parapan, com 238 atletas e representantes em todas as dez modalidades esportivas. Desta forma, o País busca uma inédita primeira colocação no quadro de medalhas.
Nas duas edições anteriores, o Brasil ficou na segunda colocação, atrás do México. Em 1999, na Cidade do México, a delegação verde e amarela conquistou 212 medalhas: 107 de ouro, 69 de prata e 36 de bronze.
Já em 2003, o Brasil conquistou 165 medalhas no total, sendo 81 de ouro, 53 de prata e 31 de bronze. O Parapan-americano desse ano foram realizados na cidade de Mar del Plata, na Argentina.
Além da busca por medalhas, os atletas lutarão por uma vaga nas próximas Paraolimpíadas, já que o Parapan-americano é classificatório para a competição que acontecerá em Pequim, em 2008.
[ 16:54 ] 12/08/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário