Grupo de Trabalho promove dinâmica com comunidades beneficiadas pelo Legado do Pan
Data: Sexta, 26 de Janeiro de 2007 - 12:58:39 (GMT)
A Secretaria-Executiva do Comitê de Gestão do Pan 2007 (Sepan) realizou nos dias 22 e 23 de janeiro, o Seminário de Diagnóstico Social do Pan 2007, para reforçar a integração do governo federal com comunidades beneficiadas pelo Legado Social dos Jogos Pan-americanos. O evento foi promovido em conjunto com a organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Observatório de Favelas e com a ONG Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).
O secretário-adjunto da Sepan, Adilson Pires, e o coordenador do Legado Social, José Ribamar Pereira Filho, estiveram presentes à dinâmica, que envolveu uma rodada de perguntas e interatividade com as lideranças comunitárias. José Ribamar destacou a conexão de atividades sociais de diversos órgãos do governo em diferentes áreas. "A idéia é ampliar o comitê de gestão do legado para articular cada vez mais iniciativas públicas no Rio e no Brasil.", afirmou.
A integração de programas do Legado foi elogiada pela líder comunitária Sônia Regina, do Morro do Urubu, zona norte do Rio. "Na nossa comunidade, os jovens que participam das aulas de guias cívicos são, ainda, multiplicadores do saber sobre saúde e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis/Aids", comentou a líder, referindo-se a dois projetos do governo federal, associados em torno do Pan 2007.
O projeto Guias Cívicos, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, desenvolve capacitação de jovens para atuarem como guias durante o evento; e a Campanha Nacional de Prevenção da Aids, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, é organizada este ano com a mobilização de atletas e voluntários dos Jogos de 2007 para a conscientização da importância do uso da camisinha e do combate ao preconceito. A Campanha será realizada em conjunto com Ministério da Saúde (Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids), Ministério do Esporte, ONU (Fundo de População e Desenvolvimento) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Legado SocialO Grupo de Trabalho do Legado Social do Pan 2007 é coordenado pelo Ministério do Esporte e integrado por mais oito ministérios. O objetivo do Governo Federal é ampliar o atendimento em locais em risco social na cidade-sede dos Jogos Pan-americanos, a partir de programas já existente. Após os Jogos, a diretriz do Grupo de Trabalho é ampliar a experiência para todo o país.
As ações envolvem oito programas, de cunho sócio-esportivo, sociocultural, sócio-educacional e de segurança pública, que são articulados e estendidos a 50 comunidades da capital fluminense. Os locais de atuação foram selecionados a partir de triagem da Oscip Observatório de Favelas, que considerou fatores como a proximidade às instalações esportivas e não esportivas dos Jogos, a densidade demográfica e a situação de risco social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário