17/08/2007 - 09h28-site uol
Pequim testa rodízio de veículos contra poluição na Olimpíada
Por Wang Nan e Nick MulvenneyReutersEm Pequim (China)
A cidade de Pequim iniciou nesta sexta-feira uma experiência de quatro dias com rodízio de veículos nas ruas para tirar 1,3 milhão de carros do tráfego diário, na esperança de que isso venha a reduzir substancialmente a poluição atmosférica durante os Jogos Olímpicos de 2008.
As autoridades dizem que a avaliação dos resultados levará algum tempo, mas o céu turvo da capital chinesa sugere que a cidade precisará fazer algo a mais para oferecer ar puro aos melhores atletas do mundo.
A prefeitura está fechando as fábricas mais poluentes e substituindo o uso de carvão por gás em milhares de casas, mas mesmo assim a poluição atmosférica continua sendo uma grande preocupação para os organizadores.
Em maio, a cidade atingiu a marca dos 3 milhões de carros, e diariamente mais mil veículos ganham as ruas. Além da poluição, a cidade sofre também com os congestionamentos.
"As restrições vão definitivamente reduzir os poluentes veiculares e vão funcionar eficientemente", disse Du Shazhong, porta-voz do Departamento de Proteção Ambiental da cidade, a jornalistas.
Na semana passada, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse que algumas provas de resistência nos Jogos de 2008 poderiam ser adiadas se a condição do ar não fosse adequada.
"A qualidade do ar hoje está no Grau 2 do Padrão Nacional -- os graus 1 e 2 são adequados para qualquer atividade", afirmou Du.
"SÉRIOS PROBLEMAS"
Um especialista em poluição atmosférica da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, porém, que pessoas com problemas cardíacos devem pensar duas vezes antes de visitar Pequim, já que a contaminação do ar pode provocar "sérios problemas."
Em entrevista à BBC, o médico Michal Krzyzanowski afirmou duvidar de melhorias no ar pequinês até os Jogos e da eficácia do rodízio de veículos. "As partículas têm a capacidade de viajar milhares de quilômetros pelo ar. Então é possível que o efeito benéfico da redução do tráfego na cidade seja compensado pela poluição dos transportes vinda de outras partes da China."
Entre 6h e 24h de sexta-feira e domingo, os carros de placas com finais pares ficam sujeitos a multa caso saiam às ruas. O mesmo vale, no sábado e na segunda-feira, para carros com final ímpar.
Pelo menos na sexta-feira o rodízio parecia funcionar -- as largas e arborizadas avenidas tinham movimento bem menos intenso. Um guarda de trânsito disse à TV Reuters que havia flagrado apenas um carro com final par em uma hora e meia.
"Hoje está muito mais rápido do que normalmente, não há tantos congestionamentos", disse um motorista de ônibus.
Animada, uma passageira que costumava trabalhar de carro disse que agora provavelmente vai preferir o transporte público. "É muito conveniente, na verdade; não dá mais trabalho que pegar o carro."
Alguns treinadores e atletas já criticaram o fato de que as análises atmosféricas na China não levam em conta os níveis de ozônio e de pequenas partículas no ar.
"Nosso padrão nacional se baseia na nossa própria situação, nas nossas próprias necessidades", explicou Du. "Mas, ao estabelecê-las, também aprendemos com a prática internacional. Notamos que esses poluentes secundários têm alguma influência sobre o corpo humano, então tomamos medidas para reduzir tais poluentes."
(Reportagem adicional de Liu Zhen)
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