06/05/2003 - 00h30/ da Folha de S.Paulo
Sem IMG, COB busca patrocínos sozinho
A IMG (International Management Group), gigante do marketing esportivo dos EUA, pediu rescisão do contrato que havia assinado em setembro de 2001 com o Comitê Olímpico Brasileiro. O COB, após reunião de seu Conselho Executivo, decidiu criar sua própria empresa de marketing -o modelo já é seguido pelo Comitê Olímpico Internacional. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Executivo da entidade, realizada há cerca de duas semanas, no Rio. A decisão da IMG, de deixar sua parceria com o COB, foi tomada, segundo o comitê brasileiro divulgou hoje, por causa da "retração de mercado" gerada pela "forte desvalorização do real" ocorrida ao longo de 2002.A empresa, com sede em Cleveland (EUA), mantém contrato com estrelas do esporte mundial, como o golfista Tiger Woods e as tenistas Venus e Serena Williams. Anunciado há dois anos como um grande passo para a obtenção de patrocinadores fortes para financiar os esportes olímpicos, as metas atingidas pela IMG ficaram bem abaixo das expectativas. Pelo contrato, a empresa de marketing esportivo conseguiria US$ 3 milhões em patrocínios até junho de 2003. Para 2004, ano dos Jogos de Atenas, a meta do contrato era de US$ 10 milhões. Caso não atingisse o primeiro objetivo, que venceria no mês que vem, a companhia teria que pagar uma multa de US$ 1,2 milhão ao COB. Para 2004, se houvesse novo fracasso na meta proposta pelo documento, esse valor seria ainda mais alto: US$ 2,8 milhões.
A partir daí, as partes fariam novos acordos a cada quatro anos. Assim, o contrato poderia ser prolongado até os Jogos de 2016. Com o rompimento do acordo com o COB, a IMG livrou-se de pagar a primeira multa. Segundo divulgou a assessoria de imprensa do comitê, o valor estipulado para junho ficou bem longe de ser alcançado pela empresa. O COB ainda analisa os contratos assinados no período e só deve chegar a um valor dentro de 30 dias. . Porém o único patrocínio forte obtido pela IMG havia sido o contrato com a Petrobras, firmado em 2002 pelo acordo, encerrado em dezembro, a estatal destinou R$ 975 mil à entidade -cerca de US$ 330 mil pelo câmbio atual. Desse total, R$ 243.750 ficaram com a IMG, como comissão. Outro contrato de patrocínio, firmado com a Coca-Cola em março, não entra nessa contabilidade por não ter sido intermediado pela empresa. A Coca-Cola pagará R$ 2,1 milhões em premiação aos brasileiros que disputarem a Olimpíada. Outros R$ 1,8 milhão serão destinados ao patrocínio das equipes permanentes de três esportes: judô (R$ 800 mil), ginástica artística feminina (R$ 600 mil) e triatlo (R$ 400 mil). Apesar de o rompimento feito pela IMG ter acontecido um mês antes do prazo para o pagamento da primeira multa, a empresa de marketing e o COB ainda devem entrar em um acordo financeiro. A companhia pagará uma compensação financeira ao comitê. Procurado pela reportagem, Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, não foi localizado. O dirigente viajou a Lausanne, na Suíça, para participar de reunião do COI e só volta no sábado.
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2 comentários:
Nao esta meio atrasada a noticia nao???
a verdade é que queremos saber de como começou tudo, por isso serão postadas coisas ate um pouco antigas.Este está sendo um livro do que aconteceu, ate para pesquisas, por isso está postado por itens.Não vai obedecer tanto a sequencial de data.
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