domingo, 26 de agosto de 2007

Até 66, bola da Copa do Mundo estava livre de propaganda

CURIOSIDADE

13/04/2006 - 10h43 - LUÍS FERRARIda Folha de S.Paulo

Até 66, bola da Copa do Mundo estava livre de propaganda

Nas primeiras oito Copas do Mundo, a marca da bola não entrou na história. Naquela época, as fabricantes de bola usadas em competições promovidas pela Fifa não exploravam tal fato comercialmente.Só em 1970, último Mundial em que o campeão (Brasil) levantou a taça Jules Rimet, é que a Adidas firmou contrato com a entidade que comanda o futebol mundial para virar sua fornecedora oficial, condição que mantém desde então, por meio de prorrogações do acordo.No ano passado, a Fifa e a empresa renovaram o compromisso até o Mundial de 2014 --que o Brasil quer organizar. Para manter a condição de fornecedora oficial, a Adidas investirá US$ 351 milhões (R$ 751,14 milhões) em sete anos, a partir da próxima temporada. Na final da primeira Copa, em 1930, a bola foi objeto de controvérsia. Uruguaios e argentinos queriam usar as próprias bolas. A solução foi começar a partida com a argentina e usar a uruguaia durante o segundo tempo. O desfecho do choque indica que ambos tinham razão em seus argumentos. Os argentinos foram para o intervalo vencendo por 2 a 1. Mas levaram a virada com a bola dos rivais, e o jogo acabou 4 a 2 para os donos da casa.

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