domingo, 12 de agosto de 2007

Cariocas festejam revezamento da tocha parapan-americana

sábado, 11 de agosto de 2007, 21:43 Online

Cariocas festejam revezamento da tocha parapan-americana
Ao todo, 50 condutores carregam o fogo simbólico dos Jogos, que começam neste domingo no Rio de Janeiro/Marcos D´Paula/AE

BONDINHO - A jogadora de futebol Pretinha carrega a chama parapan-americana até o Pão de Açúcar

RIO - A Tocha Parapan-americana foi acesa neste sábado, na Chama Eterna, no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, dando início ao primeiro revezamento do esporte parapan-americano. O Presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), Andrew Parsons, acendeu a primeira tocha e a repassou ao primeiro condutor, o maratonista de longa distância Antônio Maciel.

O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio2007 (CO-RIO), Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância do revezamento para a cidade e convidou o público a assistir os Jogos, que acontecem de 12 a 19 de agosto. “É uma honra estar aqui inaugurando a nova era do Movimento Paraolímpico das Américas, com evento inédito. Não havia qualquer obrigação do CO-RIO em organizar os Jogos Parapan-americanos, mas eles representam um desejo de estarmos juntos, abraçando o mundo do esporte", disse o dirigente.

Para o presidente do APC, o revezamento é um momento único e de reconhecimento do Movimento Parolímpico. "A tocha representa a eqüidade, a superação e o respeito às diferenças", disse Andrew Parsons.

Logo depois de acesa, a tocha seguiu pela ciclovia do Aterro até a Marina da Glória, passando pelas mãos do Chefe de Missão da Delegação Paraolímpica Brasileira, Alberto Costa, e do campeão de Hipismo Leon Botelho. Já Daniel Santiago - medalhista de ouro na Vela, na J24, nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 - foi responsável pela travessia da chama de barco pela Baía de Guanabara até o Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca.

Em terra novamente, a chama fez um pequeno revezamento entre o Instituto Benjamin Constant e o Bondinho do Pão de Açúcar, na Urca. A jogadora da seleção brasileira de futebol feminino Pretinha subiu de bondinho o Morro da Urca com a chama. No Morro da Urca, acendeu a tocha e a repassou ao jogador de Futebol de 5 Sandro Soares.

Ao todo, 50 condutores entre medalhistas pan-americanos, atletas paraolímpicos e pessoas envolvidas com a causa dos deficientes, participaram do revezamento. A pira parapan-americana será acesa neste domingo, na Arena Olímpica do Rio, na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Nenhum comentário: