sábado, 18 de agosto de 2007

Moradores de Pequim apóiam a realocação de casas

quarta-feira, 15 de agosto de 2007, 10:09

Moradores de Pequim apóiam a realocação de casas

Para poder realizar as obras dos Jogos, milhares de casas antigas tiveram de ser derrubadas
Nick Mulvenney, da Reuters

PEQUIM - A realocação de centenas de milhares de moradores de Pequim, como parte de um grande programa de planejamento da cidade, é uma "coisa boa" que tem o apoio da população, disse nesta quarta-feira uma autoridade de construção civil da capital chinesa nesta quarta-feira.

A capital chinesa vem passando por um novo replanejamento nos últimos anos, em parte para ficar pronta para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Milhares de casas antigas foram derrubadas, e os moradores foram transferidos para outras moradias.

Grupos de direitos humanos acusam o governo de retirar muitos moradores contra vontade e colocá-los em novas casas distantes dos locais onde moravam originalmente.

"O último objetivo do programa de construção de Pequim é para beneficiar as pessoas", disse Sui Zhenjiang, diretor do departamento de Obras de Pequim, em entrevista coletiva.

"A razão pela qual conseguimos fazer as mudanças tão rapidamente é o entendimento das pessoas de que suas casas precisavam ser realocadas. Com o apoio delas, nosso trabalho funcionou bem."

Sui disse que entre 40.000 e 50.000 proprietários de casas são transferidos a cada ano, não 1,5 milhão de pessoas como disse um relatório em junho divulgado por uma entidade de Genebra.

Menos de dois por cento das desapropriações tinham relação direta com a construção de instalações para a Olimpíada, acrescentou Sul.

Ele reconheceu, entretanto, que as mudanças de casas causaram problemas.

"É um desafio e uma oportunidade", disse ele. "Muitos cidadãos realocados terão de mudar suas rotinas de vida... resultando em inconveniência em termos de emprego, escola e acesso a serviços médico e saúde", disse.

Nenhum comentário: